Tendências para Gestão de Processos de Negócios em 2021 - universobpm

Pedro Robledo, Presidente da ABPMP Espanha, demosntra nesse artigo as tendênicas para BPM em 2021

Artigo escrito por: Pedro Robledo (Presidente da ABPMP Espenha, BPM Expert, Consultant, Blogger, Professor, Speaker, Computer Engineer, PhD Researcher Madrid/Espanha.

Esse texto foi adaptado do original sob autorização do autor, e seu link estará disponível ao final do artigo.

 

Definir 2020 com uma palavra, certamente nos leva a pensar a respeito, mas a nível de negócios, certamente é "incerteza". Isso nos obriga a pensar que em 2021 as empresas terão que se reinventar com frequência, precisando responder a um dinamismo sem precedentes, onde a inovação deve ser contínua para sobrevivência.

 

As necessidades do teletrabalho têm impulsionado as necessidades de digitalização de processos, o que tem implicado o avanço na adoção de tecnologias digitais e impulsionando a próxima onda de disrupção, agilidade e produtividade na empresa digital. Nesse sentido, o papel fundamental da disciplina de Gestão de Processos de Negócios (BPM) está, sem dúvida, se firmando rapidamente e por isso, estou convencido de que tendências muito promissoras são esperadas, que resumirei a seguir:

 

  1. O mercado de BPM crescerá 17% em 2021

Estima-se que o tamanho do mercado de software BPM, verá um crescimento significativo até 2025, devido ao interesse em digitalização e automação de processos. Quatro evidências concretas estimularão esse crescimento:

  • O interesse na disciplina BPM (Gestão de Processos) cresceu 80% nas organizações em 2020.
  • As vendas de software BPMS aumentarão 12% em 2021.
  • As vendas de software RPA (Robotic Process Automation) aumentará 20% em 2021.
  • As vendas de software de Process Mining aumentarão 25% em 2021.

 

  1. 80% das empresas se concentrarão em Process Mining em 2021

A mineração de processos (Process Mining) se tornou a tecnologia necessária não apenas para a descoberta de processos, mas também para a análise de processos com vistas a buscar a melhoria contínua e, assim, alcançar a excelência operacional. Nos próximos anos, as tecnologias de Mineração de Processos responderão às necessidades que as organizações exigem:

  • Novo foco de mineração em tarefas (Task Mining) para analisar o que pode ser robotizado.
  • Maior aplicação de inteligência artificial, oferecendo aprendizado de máquina para descobrir, monitorar e melhorar processos reais.

  

  1. Os fabricantes se concentrarão mais em Process Mining em 2021

A indústria de BPM abrange mais de 350 fabricantes de diferentes tecnologias, necessárias para diferentes fases do ciclo de vida, onde todos os fabricantes tentam abranger fases maiores para alcançar um mercado maior:

  • Os fabricantes de BPA (Business Process Analysis) se concentrarão em Mineração de Processos (Process Mining) e RPA.
  • Os fabricantes de RPA se concentrarão em Mineração de Processos (Process Mining) e, mais especificamente, em Mineração de Tarefas (Task Mining).
  • Os fabricantes de Process Mining irão colocar mais foco na automação de tarefas com RPA.
  • Os fabricantes de BPMS colocarão mais foco em Process Mining para análise de processos. Além disso, o Process Mining pode ajudar a converter Casos em Processos Estruturados, ao invés de usar ACM (Adaptive Case Management) usando BPMS.
  • As fusões ou compras de fabricantes começarão a ser concluídas em 2021.

 

  1. Obsessão em 2021 pela automação

 Todos os analistas estão indicando interesse em automação: Gartner com Hyperautomation, Forrester com Digital Process Automation e IDC com Intelligent Process Automation. Todos concordam com a necessidade de reunir BPMS, RPA e Inteligência Artificial, para automatizar tudo o que for possível. Será necessário:

  • Que as empresas automatizem melhorando antes os processos.
  • As soluções de Process Mining, são usadas mais para facilitar a descoberta do que para automatizar.
  • Execução de análises de ROI (Retorno sobre o Investimento) para automatizar apenas o que é necessário para conformidade estratégica.

 

  1. O emprego de BPM crescerá em 2021 em 12%

Oportunidades de carreira continuam surgindo:

  • Espera-se um crescimento de oportunidades de emprego de 12% até 2021 (14% até 2024)
  • Mais de 66% das vagas necessárias em BPM, não podem ser preenchidas, devido à falta de profissionais qualificados na área.
  • Mais de 85% das empresas solicitam serviços de consultoria nas diversas fases do Ciclo de Vida BPM.

 

  1. Haverá 50% mais estudantes universitários em BPM

A necessidade de profissionais e oportunidades de emprego, estão forçando a especialização para alcançar competências específicas ao longo do ciclo de vida de BPM:

  • Haverá maior interesse em estudos de mestrado especializados em Gestão por Processos
  • Haverá interesse maior em certificações profissionais internacionais, como as concedidas pela ABPMP International (Association of BPM Professionals) e OMG (Object Management Group).
  • Cada vez mais conhecimento e experiência serão necessários na disciplina de BPM, Automação, BPMS, RPA, Process Mining, BPMN / DMN, ROI e AI.

 

O futuro de BPM nos próximos anos trará um avanço tecnológico muito disruptivo, na aplicação das tecnologias iBPMS (BPMS inteligente) em conjunto com as tecnologias e disciplinas de Inteligência Artificial. O objetivo é alcançar não só um aumento na automação de tarefas operacionais e tomadas de decisão que facilitem o trabalho das pessoas, mas também na automação de tarefas lógicas com maior processamento da linguagem escrita e falada, e Internet do Comportamento (IoB), iniciativas de aplicação que terão como foco conhecer o comportamento dos recursos humanos nas organizações, buscando influenciar a produtividade de cada colaborador da cadeia de valor da organização.

 

Sem dúvida, um 2021 cheio de incertezas nos espera, que com boas práticas conseguiremos enfrentar nossos desafios. Aproveito este último artigo do ano para desejar a todos os leitores um próspero 2021 repleto de objetivos alcançados.

 

E aí, gostou do artigo?

Não esqueça de deixar seu comentário e vamos debater sobre o assunto.

 

Esse artigo publicado originalmente em Robledo, P. (2021) “Tendencias Business Process Management en 2021"  https://bit.ly/350mt8z , Revista Tecnología y Sentido Común, Páginas 58-60. Enero 2021

 

Sobre o Autor:

Tendências de gestão de processos de negócios para 2021

Pedro Robledo

Presidente da ABPMP Espanha, Consultor Expert em BPM, Diretor de MBAs em BPM e Diretor de Processos Estratégicos na UNIR. Vice-presidente e Responsável pelo Comité de Transformação Digital da itSMF Espanha.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar no Whatsapp

MAIS DA CATEGORIA Artigos de Colaboradores

Artigos de Colaboradores
Artigos de Colaboradores

Texto escrito por José Ricardo, especialista em BPM e Planejamento Estratégico.

Artigos de Colaboradores

O assunto de proteção de dados provenientes da LGPD, tem levantado um alerta importante e o quanto precisamos nos preparar. Esse é um dos assuntos mais comentados no momento.


{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Precisa de ajuda? Entre em contato!
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação!