As 10 principais tendências de BPM para a indústria em 2018 - universobpm

Esse é um artigo traduzido de Pablo Robledo (Madrid/Espanha).

Artigo escrito por: Pedro Robledo (Business Process Management BPM Expert, Consultant, Blogger, Professor, Speaker, Computer Engineer, PhD Researcher Madrid/Espanha.

Esse texto foi adaptado do original sob autorização do autor, e seu link estará disponível ao final do artigo.

O assunto aqui tratado é sobre tendências tecnológicas que afetarão diretamente a disciplina BPM (Business Process Management).

Fique agora então com o conteúdo propriamente dito.

Boa leitura!

 

BPM 2018 – como será diferente de 2017 e quais são as 10 principais tendências em BPM para indústria e que moldarão o futuro do gerenciamento de processos?

A indústria de BPM continuou seu crescimento de dois dígitos no ano passado, respondendo à necessidade corporativa de melhor gerenciamento de processos para melhoria contínua, otimização, governança, mitigação de riscos, conformidade regulamentar, economia de custos, experiência do cliente, colaboração comercial e iniciativas de transformação digital.

O crescimento será maior em 2018, uma vez que BPM torna-se ainda mais importante para as empresas em suas operações do dia a dia onde:

  • Estão exigindo um dinamismo sem precedentes;
  • A inovação deve ser contínua para ser competitiva,
  • A análise da informação é crucial; e
  • A necessidade em atuar com agilidade e flexibilidade para atender às necessidades dos clientes.

É por isso que BPM será ainda mais necessário para as empresas em 2018.

A imagem verdadeira da automação de processos está começando a mudar com a chegada de tecnologias disruptivas e inteligentes aplicadas às iniciativas de BPM. Elas gerarão a próxima onda de disrupção, agilidade e produtividade na indústria digital e levarão à grandes avanços em todas as organizações.

 

BPM 2018: as 10 principais tendências de BPM para a indústria neste ano

Abaixo estão as minhas dez principais tendências da Gestão de Processos de Negócio, que destacam a estratégia e as tecnologias mais populares que ainda não são amplamente implementadas em iniciativas de BPM, mas que terão um impacto maior e um potencial significativo de disrupção em 2018:

 

TENDÊNCIA n° 1: Inteligência Artificial (AI) (em qualquer fase do ciclo de vida de BPM)

Inteligência-Artificial-bpm

A aplicação de AI com BPM será ainda mais disruptiva na execução de processos estruturados e não estruturados. As tecnologias AI fornecem análise de sentimentos e a possibilidade de converter dados não estruturados em algo mais organizado.

Aprendizado de máquina (Machine learning) e Aprendizagem profunda (Deep learning), são resultados de um sistema que aprende continuamente a partir da coleta de informações referentes ao fluxo de trabalho que está sendo executado com vistas a melhorar o desempenho, eficácia e eficiência dos processos.

A Automação de Processos usando Sistemas Cognitivos, atua de acordo com as decisões mais corretas com base na análise anterior ou em tempo real.

 

TENDÊNCIA nº 2: Internet das coisas (IoT)

internet-das-coisas-iot

O IoT requer uma ativação automática de processos ou tarefas que respondam à informação de um sensor presente em um objeto; ou com previsão (com base em condições), enviar ordens para as “coisas” inteligentes e operar sem supervisão de forma concreta por um período de tempo definido.

BPM pode orquestrar todas as instâncias de um processo necessário para gerenciar as atividades com sensores em tempo real e pode armazenar toda a rastreabilidade.

 

TENDÊNCIA nº 3: Automação de processos robóticos (RPA)

Isso será usado para automatizar processos de negócios repetitivos e orientados por regras que não requerem intervenção humana.

Em um fluxo de processo BPM, algumas tarefas serão automatizadas usando bots(robôs de software), que replicam a atividade de um funcionário na área de trabalho de seu computador, para processar operações complexas da mesma forma que um humano, mas alcançando a mesma produtividade.

Isso ocorre sem erros e fornece mais tempo aos funcionários para atividades mais importantes.

 

TENDÊNCIA nº 4: Assistentes virtuais direcionados

Uma tendência que melhorará o desempenho dos processos de negócios –  BPM.

A execução de uma tarefa de usuário com smartphone, requer uma interface conversacional inteligente baseada em linguagem natural.

Os assistentes pessoais virtuais serão cada vez mais valiosos como intermediário entre humanos, “coisas” e o mecanismo de BPM.

 

TENDÊNCIA nº 5: Suporte ao processamento de eventos em tempo real

Suporte ao processamento de eventos em tempo real

Isso é importante aos profissionais de BPM para proporcionar uma melhor eficiência operacional. Compreender eventos e disparadores pode determinar certos padrões de comportamento que podem ser usados, por sua vez, para detectar problemas ou oportunidades de mudança.

As iniciativas de BPM irão aumentar a agregação dos principais recursos de BPM com elementos de plataforma complementares, incluindo processamento de eventos, gerenciamento de decisões operacionais e análises preditivas em tempo real.

 

TENDÊNCIA nº 6: Adaptive Case Management (ACM)

Adaptive Case Management

Em BPM, isso é necessário para processos não estruturados e imprevisíveis, onde a sequência exata de tarefas e atividades não pode ser determinada com antecedência.

O foco de BPM não só será orientado para processos estruturados, como muitos trabalhadores passarão grande parte do tempo, respondendo também a padrões de trabalho não estruturados e imprevisíveis. Estas instâncias de processo são difíceis de automatizar porque é necessário responder de forma ad-hoc a cada evento que está acontecendo até resolver o processo.

Em processos não estruturados, o ponto final é conhecido, mas a maneira de alcançar o resultado é determinada por cada etapa na gestão desse caso.

Cada caso implicará em uma sequência específica de atividades e resultados predefinidos; portanto, para resolver esses processos não estruturados e imprevisíveis, os sistemas ACM são aplicados, e essa capacidade foi incluída pelos principais fabricantes de sistemas BPM (normalmente no BPMS, isso é chamado de Intelligence BPMS). O resto dos fabricantes moldarão suas ofertas para competirem.

 

TENDÊNCIA nº 7: A mineração de processo começará a se destacar no mundo dos negócios

a mineração de processo começará a se destacar no mundo dos negócios

 Atualmente, as empresas não estão considerando a Mineração de Processos , porém as universidades estão investigando seu grande potencial e aplicando-o em projetos específicos.

As organizações passam muito tempo modelando processos, uma vez que não conseguem obter todas as informações sobre o que é o processo AS-IS.

As técnicas de mineração de processos permitem que uma parte extraia informações de registros de eventos e transações para descobrir modelos que descrevem processos; por isso reduz o tempo necessário para modelar um processo que é otimizado e automatizado em BPM.

 

TENDÊNCIA nº 8: Maior demanda de plataforma de BPM de baixo código devido à transformação digital

As organizações agora exigem um processo automatizado totalmente funcional (piloto) que pode ser personalizado em alguns dias e adaptado perfeitamente aos processos da empresa. A evolução de BPM para baixo código já está em jogo há vários anos. Em 2018 muitos vendedores de BPM da velha escola, atualizarão seus produtos BPM para fornecer uma plataforma de baixo código focada no processo.

 

TENDÊNCIA nº 9: A experiência do usuário imersivo requer realidade virtual / realidade aumentada / realidade mista

As 10 principais tendências de BPM para a indústria em 2018

 

As iniciativas de BPM começarão a incluir Realidade Virtual (ambiente 3D), Realidade Aumentada (uso em tempo real de dados integrados com objetos reais) e Realidade Mista emergente (estender o mundo físico – toque e som) para aumentar a produtividade dos funcionários, já que é possível usá-los para aprimorar o design, treinamento, visualização e fornecer informações durante a execução de qualquer atividade do processo comercial.

 

TENDÊNCIA n. ° 10: Análise aumentada, preditiva e prescritiva conectada a um processo para impulsionar a ação autônoma

analise-prescritiva-preditiva

A análise preditiva e prescritiva permitem a detecção de grandes volumes de dados (Big Data), processamento de linguagem natural (NLP – Natural Language Processing), análise contextual e análise ativa para monitorar o progresso das atividades, análise de atividades e mudanças em torno de processos alinhados aos KPIs e objetivos estratégicos.

A análise aumentada utiliza o aprendizado de máquinas para permitir que os funcionários gastem menos tempo explorando dados e mais tempo atuando sobre as informações mais relevantes para a execução da atividade comercial.

 

Planejando sua estratégia BPM para 2018

planejando-estratégia-bpm

Nos próximos meses, muitos fornecedores de BPM falarão sobre os desafios e oportunidades envolvidos na mudança para o uso de tecnologias AI em BPM. A AI começará a desempenhar um papel fundamental na transformação digital em todas as organizações e BPM verá uma nova disrupção na inclusão da aprendizagem de máquinas (machine learning) e dos novos recursos de AI.

Para a maioria das empresas, essas tendências da indústria de BPM significam que é o momento em que as organizações terão que abordar sua estratégia digital e começar a aplicá-la de forma mais ampla.

A inovação digital nas empresas exige a revisão de todos os processos atuais, fazendo as mudanças necessárias para alcançar seus objetivos digitais e corporativos  para BPM 2018.

A disciplina e a tecnologia desempenharão um papel importante nas coisas que estão por vir.

E aí, gostou do artigo?

Esse foi o primeiro artigo traduzido de Pedro Robledo diretamente da Espanha. Uma parceria internacional para estarmos por dentro de tudo o que acontece pelo mundo sobre o tema BPM.

Link do artigo original: http://blog.triaster.co.uk/blog/bpm-2018-top-10-bpm-industry-trends

Para conhecer mais sobre o autor e suas ideias sobre melhoria de processos de negócios, visite seu blog .

E não se esqueça! Deixe aqui seu comentário sobre o artigo, ele é muito importante para sabermos se estamos no caminho certo.

Cadastre seu e-mail na nossa lista caso ainda não o tenha feito, e fique por dentro das novidades.

Até próximo artigo.



  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar no Whatsapp

MAIS DA CATEGORIA Artigos de Colaboradores

Artigos de Colaboradores

Entenda através desse estudo a aplicar a Análise de Risco de forma assertiva nos seus processos.

Artigos de Colaboradores

A disciplina de BPM precisa ser adequada ao modelo de empresas do século XXI.

Artigos de Colaboradores

Texto escrito por José Ricardo, especialista em BPM e Planejamento Estratégico.


{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Precisa de ajuda? Entre em contato!
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação!