10 características que todo bom gestor deve ter, segundo o Google - universobpm

O Google tentou provar que os gerentes não importam. Mas, em vez disso, descobriu as características dos melhores

em 13/03/2020
  • BPM
  • DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
  • EMPREENDEDORISMO
  • GESTÃO
  • LIDERANÇA

Qual é a importância de um gestor? Para o Project Oxygen, do Google, a resposta para essa pergunta era: nenhuma. Lançado em 2002, a iniciativa tinha como objetivo provar que os gestores eram, no melhor dos cenários, um mal necessário — e, no pior, uma camada inútil de burocracia.

Para testar essa teoria, foi construído um cenário radical: uma organização com uma estrutura hierárquica plana, sem nenhum gerente. O experimento, em 2002, acabou por ser um desastre completo. Depois de alguns meses, o Google se deparou com um contingente de funcionários desorientados e com dúvidas até mesmo nas tarefas mais básicas.

O gigante de buscas não desistiu, mas se empenhou em responder outra questão: quais são os comportamentos mais comuns nos melhores gerentes? Na época, o vice-presidente do Google, Laszlo Bock, disse em entrevista para o The New York Times que esses dados eram necessários para aprimorar a estrutura administrativa da empresa. 

Essa pesquisa gerou uma lista de 10 atributos, que logo foram aplicados na cultura da empresa. E, segundo Laslo, a iniciativa deu certo. “Estatisticamente, nós conseguimos aumentar a performance dos nossos piores gestores em 75%.”

Confira quais são os 10 atributos mais comuns em bons gerentes.

 

Seja um bom mentor
É preciso mostrar que você se importa com seus funcionários. Uma forma de manifestar isso é dedicar tempo e esforço para ajudar os seus colaboradores a se tornarem profissionais melhores.

 

Crie equipes empoderadas
Segundo uma pesquisa realizada pela especialista em recursos humanos Gretchen Spreitzer, da Universidade de Michigan, funcionários empoderados têm maior satisfação no trabalho e maior comprometimento organizacional.

Para isso ser possível, os gestores precisam abrir mão do microgerenciamento, dando autonomia para os colaboradores realizarem suas tarefas. O resultado é uma menor rotatividade e aumento no desempenho e motivação. Além disso, os supervisores que empoderam são vistos como mais influentes e inspiradores por seus subordinados.

 

Crie um ambiente inclusivo
Vencer é bom, mas vencer em equipe é ainda melhor. Para criar esse sentimento de unidade, bons gestores precisam estimular o sentimento de interdependência entre seus colaboradores. Também se certifique que todos estão integrados, não deixando ninguém fora.

 

Seja produtivo e sempre procure resultados
Leve a produtividade dos seus funcionários a sério. E, para isso, é preciso dar as ferramentas necessárias para serem produtivos. Uma das formas de fazer isso é eliminando processos desnecessários.

 

Seja um bom comunicador
O maior problema com a comunicação é a ilusão de que ela ocorreu. E isso acontece sempre que você não dá ouvido a seus funcionários. Um bom gestor sempre está preocupado em ouvir – mesmo que seja para dizer um “não”.

 

Tenha visão
Muito mais do que direcionar os funcionários para um objetivo, um bom gestor os estimula a colaborar com a construção de estratégias. Isso deixará a equipe mais comprometida com a sua visão de negócios e, consequentemente, mais empenhada em atingir suas metas.

 

Dê feedbacks
Os melhores gestores se preocupam com as carreiras e desenvolvimento da sua equipe. E nada ajuda mais nisso que um feedback.

As pessoas não trabalham para alcançar uma meta numérica. Trabalham para dar significado às suas vidas, e o significado vem do crescimento e desenvolvimento pessoal.

 

Tenha a experiência necessária para aconselhar sua equipe
Mais do que uma boa administração, o Google quer que seus gestores tenham as habilidades técnicas (como programação, por exemplo) necessárias para aconselhar sua equipe. Então faça o necessário para construir essa expertise, seja fazendo cursos ou lendo livros.

 

Colabore
A colaboração acontece quando cada membro da equipe sente responsabilidade e interdependência com os colegas de equipe, e isso é cada vez mais necessário.

Nada é mais destrutivo para uma equipe do que um líder que não está disposto a colaborar. Ele passa um sentimento de individualidade que mata a cultura, a produtividade e os resultados da empresa.

 

Seja um “tomador de decisões"
Ou você é um “tomador de decisões”, ou é um gestor indeciso. E a indecisão paralisa uma empresa, cria dúvida, incerteza, falta de foco e até mesmo ressentimento.

Para tomar decisões fortes, primeiramente é preciso acreditar nelas. Em seguida, é preciso ter autoconfiança o suficiente para a levar para frente.

 

Fonte: Época Negócios

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar no Whatsapp

MAIS DA CATEGORIA Notícias

Notícias

Apenas 15% dos brasileiros declaram que já compram produtos de supermercado pela internet.

Notícias

Parece que 1999 foi ontem, mas logo vamos completar 20 anos no novo milênio. Às vezes, fica difícil aceitar que os anos estão passando cada vez mais rápido e mudando de forma mais ágil a cada segundo devido às inovações e aos avanços tecnológicos que impactam o mundo.

Notícias

Acelerando nas trilhas da Indústria 4.0, as montadoras estão cada vez mais inteligentes ...


{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Precisa de ajuda? Entre em contato!
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação!